Lavagem nasal e alergias segundo o NY Times

Lavagem nasal e alergias segundo o NY Times

A lavagem nasal é uma das armas mais efetivas para o combate das alergias nasais. Isso porque ao lavar o nariz, o praticante remove os agentes alergênicos causadores da irritação tanto do nariz, quanto dos seios da face. Esse efeito benéfico da lavagem para quem sofre de alergias já foi alvo de diversos estudos nos Estados Unidos.

A realização de pesquisas foi alvo de uma matéria publicada pelo New York Times, que fez um apanhado de alguns estudos conduzidos nos Estados Unidos, conforme o trecho abaixo.

Num estudo independente de 2008, pesquisadores examinaram um grupo de crianças com fortes alergias. Eles descobriram que a irrigação nasal regular, com uma leve solução salina, suavizava significativamente os sintomas e ajudava a reduzir a necessidade de sprays nasais esteróides. Um estudo de 2007, na Universidade de Michigan, examinou 121 adultos com problemas crônicos no nariz e na cavidade óssea. Durante dois meses, os cientistas descobriram que aqueles tratados com irrigação nasal relataram maiores melhoras do que os que usaram spray.

Clique aqui para conferir uma tradução da matéria feita pelo G1.

E clique aqui para ler o texto em inglês.